sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Texto: Claudia Fernandes

Texto: Claudia Fernandes

1-“Consideramos que a cultura da escola seriada ser expressa na habitus dos agentes envolvidos no processo, no caso os docentes, os alunos e também a família”.
(Pág.51)

Na verdade a resistência que existe em mudar o rumo da escola seriada se deve ao fato tanto do educador, como professor e seus familiares, terem sidos moldados por escola seriada, daí a dificuldade de mudanças.
2-“Apesar de sabermos que o quadro de fracasso escolar descrito ainda está longe de ser resolvido, é sabido que, ao final do século xx, o problema do acesso da população em idade escolar ao sistema público de ensino fundamental esta quase equacionada, representando um avanço para educação Brasileira”.
(Pág.31)

Bem esta problemática se deve em alguns aspectos, pelo fato do governo ter colocado na LDB, uma responsabilização por parte dos responsáveis, onde a ausência do aluno na escola pode trazer sanções, até mesmo a perda de o pátrio poder, e atrelado a tudo isso, o governo premia aquelas famílias que mantém seus filhos no banco escolar”.

3-“A diversa experiência existente na tentativa de superação do fracasso escolar tem focado mais as mudanças no sistema de avaliação e promoção dos alunos do que em uma mudança mais ampla dos currículos seja na organização do templo e do espaço escolar, na seleção, na reorganização ou na seqüência de conteúdos”.
(Pág.29)

Aqui deixa claro que as mudanças no fracasso escolar, são sempre tomadas através de uma medida política, pois só são olhados para os números aprovação x reprovação, como se fosse o único viés desta problemática, onde em muitos dos casos mudasse o nome, mas não a mente dos que os aplica.

4-“Sendo a escola o lugar de perpetuação da cultura dos saberes e dos valores de dada sociedade, não pode se eximir de tais compromissos e ser responsável pela exclusão, evasão e fracasso dos alunos, pois, nesse caso, estaria sendo incoerente com os princípios e falhando em sua condição social”.
(Pág.33)

Vejo como legítima parte da indagação, pois,quando a escola tem um papel de suma importância com relevância social,adota avaliação por prova, como o único meio de se avaliar o aluno, enquanto a prova deveria ser somente parte de avaliação do aluno.

5-“Outro aspecto fundamental a organização em ciclos diz respeito à necessidade de uma maior continuidade e coerência durante vários anos, sob a responsabilidade de uma equipe. A rotatividade e descontinuidade no corpo docente é extremamente prejudicial”.

O grande diferencial na escola em ciclos é o acompanhamento dos alunos com maior proximidade dos professores, evitando assim aquele dissabor da fragmentação dos estudos, onde são separadas as disciplinas por intervalo de tempo. Ainda assim a escola ciclada é utilizada como política de ajustes de números, para satisfazer os organismos internacionais, a fim de mascarar a realidade existente, gerando assim uma sensação para quem olha de fora, que a escola ciclada nada mais é que um método de aprovação automática.

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