segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Ensino Fundamental de Nove Anos - Orientações Gerais

Quando vejo o Brasil ter que dar satisfações a ONU, a UNESCO e a algumas ONG’s internacionais, e me deparo com um astronômico número que diz que 97% das crianças brasileiras estão na escola, me vem logo a cabeça a sensação de que temos um ensino de qualidade e que existe uma melhora na educação brasileira, mas não posso me apegar a esses números pois tenho a certeza que esses números não estão atrelados a melhora na educação. Estes números só servem para que o governo dê uma resposta a sociedade brasileira e aos órgãos que regulam isto mundialmente, e servem também para o governo fazer um paralelo na distribuição do Bolsa Família. Com isso também observo que existe um interesse muito grande por parte dos pais porque em muitas das vezes essa é a única fonte de renda da família.
Por outro aspecto vejo que o currículo está muito aquém do que seria necessário para que o estudante desenvolva um raciocínio lógico, uma vez que o sistema adotado atualmente quando o aluno começa a se prender ao ensino ministrado é sempre interrompido pela entrada de um professor de nova disciplina, sendo assim incapacitando para que o mesmo continue a associar a matéria ministrada.
Vejo que esse sistema traz alguma dificuldade porque burla o direito a uma educação de qualidade, porque com esse sistema não temos a garantia de sucesso para nossos alunos.
Olhando essas deficiências reuniram-se alguns especialistas para que fosse construindo um método que tenha um desenvolvimento que interaja totalmente dom os alunos. Este novo projeto significa uma transformação no tempo escolar, pois ele valoriza o ensinar e o aprender levando em consideração que o aluno também transmite conhecimento, dando mais valor a tudo o que o aluno pode produzir, respeitando que cada pessoa tem um aprendizado diferenciado.
O ensino de nove anos preocupa-se um pouco mais com o aprendizado do aluno, por isso cada ano de ciclo é a seqüência de ano anterior, este novo projeto não pode apenas ser encarado como uma troca de nome ou o aumento em um ano nos estudos escolares, precisa também ser feito uma reformulação curricular. Pois algumas escolas, olhando este projeto como se fosse uma transformação normal, achando que é somente adiantar os conteúdos programáticos não fizeram uma atualização curricular, trazendo um transtorno pois este ato somente piora a qualidade do ensino.
Ao inserir no ensino fundamental alunos de seis anos o Ministério da Educação pretende mostrar que existe igualdade entre crianças dos setores mais carentes com as criança de classes média e alta, já que com a idade de seis anos qualquer criança de classe média já está matriculada em um colégio de ensino particular.
Diante de todas essas informações, o ensino de nove anos deveria paulatinamente ser implantado, pois teria que ser dado um prazo, que a meu ver seria de três anos, para que as instituições se adequassem a esse novo modelo, pois só desta maneira não teríamos estes problemas que vem ocorrendo com implantação desse sistema.

1 comentário:

  1. Boas reflexões... Porém, deveria ter explorado mais os textos que lemos e discutimos... No início, poderia fazer uma contextualização, informando os textos que foram lidos e discutidos. A partir daí, você colocaria suas impressões... Além disso, é importante atentar para os propósitos e descritores. Eles são os referenciadores do trabalho.

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