sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Reportagem do Jornal do Extra do dia 27/11/2009

Reportagem do Jornal do Extra do dia 27/11/2009

SEM REPROVAÇÃO NO FIM DO ANO.

Como de costume, quase findando o ano letivo, a secretária de educação do município do Rio de Janeiro, toma uma posição unilateral e política, pois, resolve que os alunos que tiverem média de conceito global insuficiente (I) receberá uma segunda chance no ano seguinte onde o aluno só será reprovado se for mal em uma prova a ser aplicada no mês de março .Como funcionará ?
Os alunos receberão um dever de casa para ser feito nas férias nas matérias em que estiverem em dificuldade.
Começam aí os meus questionamentos, se um aluno foi mal durante o ano, seria ele capaz e sanar suas dúvidas?Acho que não, e ainda existe um problema traumático ao aluno, pois, ele começará o ano letivo numa série subseqüente, e se ele não passar na prova que será aplicada, ocorrerá um trauma irreparável, continuar o método de avaliação onde a prova é o único objeto de avaliação do aluno, é uma covardia, pelo correto teria o aluno que ser acompanhado por um tutor, que faria um planejamento diagnosticando suas deficiências, para que os mesmos pudessem se recuperar, não deixando praticamente toda a responsabilidade em cima do aluno, ou seja, estão apenas transferindo as responsabilidades.

2 comentários:

  1. Faltou uma contextualização... Que tal se colocasse a reportagem ou o link...??? Considero que o manuseio das ferramentas da rede precisa ser melhorado. Ademais, as reflexões fundamentadas precisariam de maior aprofundamento...

    ResponderEliminar
  2. Um outro aspecto que também chamou a atenção foi o cumprimento dos descritores que tratam dos prazos e da construção em processo. Há, apenas, uma postagem em outubro e outra em novembro. O restante foi todo postado em janeiro. Não foi esse o combinado. Dessa forma, considero que o portfólio, de modo geral, atendeu aos propósitos de forma regular.

    ResponderEliminar